quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Material de informação referente à cultura, história e questões contemporâneas das diversas regiões africanas.

Através do site  FONAPER descobri o site A Casa das Áfricas.  
A Casa das Áfricas é um centro de pesquisa e de promoção de atividades culturais relacionadas ao continente africano.


O espaço, situado em São Paulo, conta ainda com uma biblioteca-midiateca e um acervo de cultura material, disponíveis para consulta no local e na Web. A partir deste conjunto, composto por diferentes mídias (como livros, DVDs e CDs) e aberto à consulta pública, oferecem material de informação referente à cultura, história e questões contemporâneas das diversas regiões africanas.
Para ter acesso aos materiais acesse http://www.casadasafricas.org.br/apresentacao e na lateral da página clique as páginas de seu interesse, úteis para pesquisa, estudo e trabalhos nas aulas de Ensino Religioso e outras.

Aproveitem!

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Textos Sagrados


São os textos que transmitem a mensagem do  Transcendente. Nas tradições religiosas que não possuem o texto sagrado, a transmissão é feita na tradição oral.
Podemos assinalar algumas características do texto sagrado na tradição oral, entre elas a potência da palavra, a destinação dos nomes, o poder constituinte do verbo e a estruturação musical da transmissão.A tradição oral se perpetua até os nossos dias, exatamente pelo seu caráter oral e efêmero, ensinado de geração a geração através da narração de seus valores, feitos e entidades numinosas.Esta é uma conclusão permeada de valores de erudição centrada em nossos etnocentrismos.Tomemos como exemplo a experiência religiosa guarani (na região sul do continente) ou quéchua ( ao longo da cordilheira dos Andes) e mesmo algumas tradições afro-descendentes. Entre essas três tradições é comum o reconhecimento da potência da palavra. Isto quer dizer: a palavra é a energia que constitui todas as coisas.(Trecho do texto  A sacralidade do texto em culturas orais de Marcos Ferreira Santos -  Diálogo, revista e ensino religioso)*Sugestão de Apresentação digital: Sacralidade dos textos

domingo, 14 de agosto de 2011

Atividades sobre o Judaísmo


1] Por que o Judaísmo é considerado uma religião revelada?

2] Qual a diferença entre Torá e Talmude?

3] Cite duas crenças de Judaísmo com as quais você também concorda:

4] Quem é considerado o profeta do Judaísmo?

5] Que nome é dado ao Transcendente no Judaísmo?

6] Na tradição Religiosa Judaica, eles crêem:
[   ] na reencarnação
[   ] no nada
[   ] na ressurreição
[   ] na ancestralidade

7] Cite duas festas judaicas:

8] Com se chama o Livro Sagrado do Judaísmo?

sábado, 13 de agosto de 2011

Judaísmo

         O Judaísmo tem origem remontada ao ano de 2000 a. C, aproximadamente. Os nomes vinculados a sua fundação pelos judeus são Abraão e Moisés. Os cultos são realizados nas sinagogas, ainda sendo estas utilizadas como espaços dedicados à educação e aos assuntos coletivos. Em termos de organização clerical, há a divisão em congregações, que escolhem individualmente seus rabinos. 
      Os textos sagrados judaicos são: a Bíblia dos hebreus, que inclui o Torá (o Pentateuco, os cinco primeiros livros bíblicos: Gênesis, Êxodo, Números, Levítico e Deuteronômio), os Profetas e outros livros; o Talmude, formado pelo conjunto de ensinamentos do Judaísmo, além de tratar-se de um guia de leis religiosas e civis.
          No judaísmo houve o surgimento de várias vertentes, como a Ortodoxa, a Conservadora e a Reformista
. A Conservadora, apesar de tomar como sagradas as tradições judaicas, encerra uma ideologia que permite novas interpretações dos textos sagrados. Os seguidores da vertente Reformista submetem as tradições judaicas à reavaliações, de geração a geração.
          Os judaicos acreditam que um Messias surgirá em busca da redenção da espécie humana. A fé judaica concentra-se em um único Deus, que haveria criado o homem à sua própria imagem e semelhança. Abraão, considerado o pai do povo judeu, estabeleceu um pacto com Deus. Moisés é considerado pelos judeus como um profeta superior a todos os demais, tratando-se ainda de um
símbolo de libertação e independência pátria. 


Vídeo sugerido da TV Escola

* Sugestão de Pesquisas:
- Pesquisar sobre o 'Muro das Lamentações', ressaltando o seu significado para os Judeus.
- Pesquisar qual a diferença entre 'Torá' e 'Talmude'.

*Sugestões de leituras:

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Experiências do Sagrado

O Sagrado envolve coisas da natureza ou da fabrica humana ao imprimir-lhes um caráter de extraordinário – fascinante ou atemorizante -, da ordem do mistério, da Transcendência.

O sagrado não é transcendente nem é Deus, mas desvela, revela, aponta para o Transcendente, para Deus. É uma das experiências humanas que mais facilmente nos desperta para a Transcendência.

Sugestão vídeo TV Escola:

O Sagrado - Programa da série ECCE HOMO, que aborda as múltiplas faces do ser humano. 
Neste episódio fala sobre o Sagrado em diferentes culturas e sobre a necessidade do homem de acreditar em valores que dão sentido à vida. 51’







Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...