domingo, 6 de novembro de 2011

Lugares Sagrados

Uma tradição muito popular dos católicos no Brasil são as peregrinações a Nossa Senhora Aparecida, onde a santa fez sua aparição na cidade de Aparecida do Norte, a santa então ficou conhecida como a Padroeira do Brasil.
 Em 4 de julho de 1980 o papa João Paulo II, em sua histórica visita ao Brasil, consagrou a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, o maior santuário mariano do mundo, em solene missa celebrada, revigorando a devoção à Santa Maria, Mãe de Deus e sagrando solenemente aquele grandioso monumento construído com o carinho e devoção do povo brasileiro.

.....................................................
Os cultos dos judeus acontecem num templo chamado de sinagoga e são comandados por um rabino.
Dentro das sinagogas existe uma arca que representa a ligação entre Deus e os judeus,na arca são arquivados os pergaminhos sagrados da Torá.
Muro das Lamentações, ou Muro Ocidental, (Qotel HaMa'aravi הכותל המערבי em hebraico), é o local mais sagrado do judaísmo.
.........................................................................

Segundo a tradição islâmica Maomé obteve sua primeira visão em 610, quando meditava em uma caverna perto de Meca, sua cidade natal.
Depois da visão Maomé entendeu que a ordem era que pregasse a mensagem de Alá para o povo de seu país. A viagem de Maomé de Meca para Medina ficou conhecida como Hégira, porque a tribo dos curaixitas controlava a cidade e Maomé teve que sair fugido.
Em 630 Maomé voltou a cidade com o exército e ofereceu a cidade paz, após Maomé tornou-a cidade sagrada e centro do islã. 
................................................................

Lugares sagrados para indígenas
Os dois lugares que fazem parte do Kwarup, a maior festa ritualística entre os povos do Alto-Xingu – partilhada pelas nove etnias que formam seu complexo cultural –, estão fora da demarcação do Parque Nacional. O pedido ao Iphan para tombamento dos lugares sagrados foi apresentado em 2008 com a intenção de garantir a conservação e o direito de acesso às comunidades indígenas ao local, além de preservar a cultura nos seus aspectos espirituais e religiosos das comunidades que participam do rito.

Neste ritual, Sagihengu é o lugar onde começa a cerimônia do kwarup e onde as comunidades indígenas afirmar ter ocorrido o Primeiro Kwarup em homenagem a uma mulher: a Mãe. O lugar também tem remédio para ficar forte e bonito, e para sonhar com vida longa. A cerimônia neste local homenageia, efetivamente, a vida, apesar de ser uma cerimônia funerária. O kwarup é uma festa para espantar a tristeza, para acabar com uma situação de luto e encaminhar o espírito para o outro lado, para o lado de cima. No Sagihenhu tem peixe, tem água, tem choro e tem alegria, tem morte que acaba e tem vida que começa, dá início a um novo ciclo de vida.

Outro local sagrado é o abrigo rochoso Kamukuwaká, que também fica fora do parque e tornou‐se propriedade particular apesar da sua importância para a comunidade xinguana. Kamukuwaká é Sepulcro, é Ventre materno, local de vida e de morte, de passagem de um para outro. O lugar era prisão/sepulcro e local de renascimento, onde o cacique Kamukuwaká e seus parentes ficaram encerrados. Este povo, punido pelo Sol, invejoso de sua beleza, é o antepassado dos Waurá. Foi no abrigo Kamukuwaká que teve início o ritual de furação de orelhas, fazendo morrer o menino e nascer o homem.
.......................................................................
O rio Ganges desde muito tempo é considerado um rio sagrado para os hindus, que o veneram na forma da deusa Ganga.
Os hindus reconhecem diversas cidades sagradas na Índia, incluindo AllahabadHaridwarVaranasi e Vrindavan. Entre as cidades que possuem templos famosos está Puri, que abriga um dos principais templos vixnuísta de Jagannath e a comemoração de Rath YatraTirumala - Tirupati, lar do Templo Tirumala Venkateswara; e Katra, onde se localiza o templo de Vaishno Devi.
 Os quatro locais sagrados de Puri, RameswaramDwarka e Badrinath (ou, alternativamente, as cidades de Badrinath, KedarnathGangotri e Yamunotri, no Himalaia) compõem o circuito de peregrinação de Char Dham (quatro moradas). 
Kumbh Mela (o "festival das jarras") é uma das peregrinações hindus mais sagradas, realizada a cada quatro anos; a localização é alternada entre Allahabad, Haridwar, NashikUjjain. Outro importante grupo de peregrinações são os Shakti Peethas, onde a Deusa Mãe é cultuada, da qual as duas principais são Kalighat e Kamakhya.

.............................................................
Sugestão de filme:
Planeta Sagrado - O filme é basicamente um show de imagens, passeando pelas florestas, pelo deserto, por aldeias, por animais, pelo oceano, enfim, toda esta diversidade da Mãe Terra. Mesmo com toda a tecnologia utilizada para a captação das imagens, sabemos, no nosso coração, que Pachamama é cheia de mistérios e belezas dignas de nosso respeito e contemplação profunda. http://www.terramistica.com.br/index.php?add=Artigos&file=article&sid=413


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...